segunda-feira, 25 de outubro de 2010

VITAMINAS - AVITAMINOSE, HIPOVITAMINOSE, HIPERVITAMINOSE, DOSES DIÁRIAS E SUPLEMENTOS

"As vitaminas são nutrientes de vital importância para a nossa saúde. O organismo não é capaz de sintetizá-las, por esse motivo, necessitamos ingeri-las regularmente nas doses recomendadas. Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas podem trazer prejuízos a nossa saúde, manifestando-se com o surgimento de doenças e o mau funcionamento do nosso organismo.
A carência de vitaminas, chamada de avitaminose (carência total) ou hipovitaminose (carência parcial), é a maior causadora de cegueira em crianças nos países em desenvolvimento, além de doenças como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia. Ela pode ser originada de: alterações metabólicas, alterações da flora intestinal, diminuição de sua absorção pelo organismo, redução na ingestão de vitaminas ou aumento do consumo.

A hipervitaminose, ou excesso de vitaminas, também traz problemas a nossa saúde. Conhecida também como "envenenamento por vitamina" pode levar a sintomas tóxicos. 
É importante ressaltar que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose. A vitamina C, por exemplo, tem sido utilizada em doses diárias 1000 vezes acima da dose diária recomendada, sem efeitos tóxicos, no tratamento de doenças graves, embora a superdosagem da vitamina C exerça um forte efeito laxativo em pessoas saudáveis.”
Devido a falta de muitas vitaminas no organismo, muitas pessoas recorrem ao uso de complementos. O centrum é um exemplo deste. Ele “é um suplemento vitamínico-mineral; por esta razão, todos e cada um dos elementos de sua fórmula não têm por finalidade efeitos terapêuticos. (...) Quando tomado regularmente, cada um dos ingredientes de sua fórmula tem por objetivo suprir as prováveis deficiências de nutrientes que a dieta ou outras condições biológicas podem originar.” Esse suplemento supre a falta das vitaminas necessárias, porém também é preciso uma alimentação saudável. Somente o suplemento não irá garantir que a quantidade diária recomendada esteja adequada.

TABELA COM DOSES DIÁRIAS RECOMENDADAS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário