"As vitaminas são nutrientes de vital importância para a nossa saúde. O organismo não é capaz de sintetizá-las, por esse motivo, necessitamos ingeri-las regularmente nas doses recomendadas. Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas podem trazer prejuízos a nossa saúde, manifestando-se com o surgimento de doenças e o mau funcionamento do nosso organismo.
A carência de vitaminas, chamada de avitaminose (carência total) ou hipovitaminose (carência parcial), é a maior causadora de cegueira em crianças nos países em desenvolvimento, além de doenças como: beribéri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia. Ela pode ser originada de: alterações metabólicas, alterações da flora intestinal, diminuição de sua absorção pelo organismo, redução na ingestão de vitaminas ou aumento do consumo.
A hipervitaminose, ou excesso de vitaminas, também traz problemas a nossa saúde. Conhecida também como "envenenamento por vitamina" pode levar a sintomas tóxicos.
É importante ressaltar que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose. A vitamina C, por exemplo, tem sido utilizada em doses diárias 1000 vezes acima da dose diária recomendada, sem efeitos tóxicos, no tratamento de doenças graves, embora a superdosagem da vitamina C exerça um forte efeito laxativo em pessoas saudáveis.”
![](http://maissaude.org/wp-content/uploads/centrum.jpg)
TABELA COM DOSES DIÁRIAS RECOMENDADAS:
Fontes: http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/vitaminas.php; http://www.wyeth.com.br/br/nossosprodutos_centrum3.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário